Categorias
Blog

O Que a Pandemia nos Ensinou sobre a Telemedicina? Descubra agora!

A pandemia nos ensinou muito sobre diversas coisas, e uma delas é a telemedicina, que veio para ficar de vez. Precisamos entender a importância da telemedicina, não apenas nesse momento em que estamos vivendo, mas qual é o seu papel daqui para frente. 

Dessa vez, não estávamos tão preparados, então, o que precisa mudar?

Portanto, continue lendo o artigo até o final para entender o que a pandemia nos ensinou sobre a telemedicina

Telemedicina em evolução

Com a pandemia, muita coisa mudou. Atividades rotineiras tiveram que ser adaptadas para o modo à distância para evitarmos a exposição ao novo coronavírus. 

Entre essas atividades rotineiras, estão também as atividades relacionadas a medicina.

Pois, se há um local onde há um risco maior de se contaminar com o vírus, é no hospital. Por isso, virou uma preocupação para muitas pessoas ir ao médico para qualquer motivo que não seja suspeita de covid-19.

Muitas pessoas foram adiando consultas e exames que precisavam ser feitos com medo de se contaminar no hospital.

Além disso, são muitos os profissionais de saúde que estão se colocando na linha de frente, correndo o risco diariamente de pegar essa doença que já atingiu mais de 16 milhões de brasileiros.

Com isso, muitos profissionais precisaram se colocar em risco, mesmo se não estivessem na linha de frente para continuar atendendo os seus pacientes.

telemedicina

Portanto, a telemedicina surgiu como uma solução durante essa pandemia, uma maneira de tornar o atendimento mais seguro para os pacientes e para os profissionais de saúde.

Mas, infelizmente, apesar da telemedicina já existir há alguns anos, não era muito comum e tivemos que nos adaptar a esse novo modo de atendimento. Na verdade, essa prática não era nem regulamentada até a pandemia.

Desde 2018 existem tentativas de regularizar a telemedicina, mas que foram sendo adiadas e revogadas por problemas nas discussões.

Foi só em abril de 2020, com o início da pandemia aqui no Brasil que o seu uso foi autorizado pela lei nº 13.989 como uma solução para a pandemia.

Foi tudo feito às pressas, fazendo com que os médicos tivessem que se adaptar rapidamente a esse novo tipo de atendimento. Hoje, depois de nos adaptarmos, conseguimos tirar algumas lições e nos preparar melhor daqui para frente.

Principais ensinamentos da pandemia sobre a telemedicina

Com a regulamentação da telemedicina, ela passou a ser a solução perfeita, que assegura o distanciamento social e garante o atendimento de qualidade para o cliente.

Mas, além disso, é uma solução também para levar atendimento médico para regiões mais remotas que podem ter falta de profissionais de saúde.

Pois, algo que aprendemos com isso, é que o acesso a saúde básica ainda não é democratizado no país.

Apesar de termos um alto número de médicos no país, o atendimento não é dividido igualmente entre a população.

Uma grande parte da população não tem acesso a muitos especialistas, precisando ir para cidades vizinhas para atendimento.

Por isso, é muito importante entendermos que a telemedicina é uma evolução do atendimento médico que veio para ficar, trazendo muitos benefícios, como a emissão de um laudo a distância.

Há um aumento da acessibilidade, redução das listas de espera e dos custos do atendimento. Entretanto, não é tão simples quanto muitos pensam e pudemos aprender com essa experiência que não pode ser feito de qualquer maneira.telemedicina atendimento online

É preciso utilizar plataformas que tenham uma boa segurança, garantindo a privacidade dos dados do paciente, assim como a autenticidade das pessoas envolvidas.

Por isso, não deve ser feito através de aplicativos de mensagens, como por exemplo o Whatsapp, por não ter os recursos de segurança necessários.

 

Você também pode se interessar por:
AVC – Conheca e saiba como Evitar essa Doença da vida moderna

 

É preciso estudar sobre tecnologia e inovação

Outra coisa que a pandemia nos ensinou é que muitos médicos não estavam preparados para a telemedicina. Ainda, muitos na verdade tinham muito receio em relação a essa inovação.

É preciso entender que a tecnologia da telemedicina veio para ajudar e não é inimiga do profissional de saúde, e sim aliada. Passando pela regulamentação que torna a prática segura para todos envolvidos, não tem porque se preocupar.

Os profissionais precisam abraçar essa ideia e aprender para se adaptar da melhor maneira possível. Cada vez mais os profissionais de saúde precisam sempre continuar estudando, mesmo depois de formados.

Pois, na medicina as coisas evoluem muito rapidamente. Nessa pandemia, os médicos que já haviam buscado aprender e se adaptar ao futuro se saíram muito bem e tiveram a sua produtividade aumentada.

Por isso, é recomendado que sempre os profissionais da saúde estejam se atualizando, não apenas em relação a pesquisas científicas, mas também em maneiras de melhorar o seu atendimento e o tornar mais acessível.

Para isso, o profissional de saúde pode estudar sobre tecnologia, gestão e inovação, buscando aprender a utilizar os mais novos softwares médicos do mercado que irão auxiliar e aumentar a produtividade. Um médico radiologista, por exemplo, pode se familiarizar com a telerradiologia.

Quanto mais familiarizado com o sistema, melhor será a experiência do paciente e do médico. Não precisamos esperar uma outra pandemia acontecer para começarmos a aprender e inovar nessa área.

Mas, não são apenas os profissionais de saúde que precisam estudar isso, os pacientes também. Vimos com a pandemia que muitos pacientes tiveram dificuldades com a telemedicina, e até mesmo problemas com informações não confiáveis que chegam facilmente para todos.

Por isso, precisamos investir desde já na educação dos pacientes, divulgando canais confiáveis para que eles não recorram a sites na internet que podem não ter informações confiáveis.

Conclusão

Portanto, a pandemia nos ensinou muito sobre a telemedicina e sobre as tecnologias que estão aqui para nos ajudar. Não precisamos esperar acontecer uma crise para nos adaptarmos rapidamente à essas inovações.

Elas estão disponíveis para nós desde agora, trazendo uma maior produtividade, segurança e acessibilidade. Então, porque não aprender desde já?

É muito importante divulgar a informação e estudar sempre, buscando o melhor meio de atender os seus pacientes à distância, com segurança e garantindo uma boa qualidade no atendimento. 

A ANGIOGRAPH sempre estará presentes nos momentos mais importantes da sua saúde. Nosso foco é eliminar problemas que impedem você de ter uma vida plena de qualidade.

A sua saúde é a nossa prioridade.

Categorias
Blog

Angioplastia: Saiba Mais sobre a Cirurgia que Salva Vidas

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, segundo a OMS. Não é diferente no Brasil; somente de março a setembro de 2019, 289 mil pessoas morreram dessas patologias e isso reforça a importância de tratamentos como a Angioplastia.

Males como o infarto e o AVC ainda são algumas das maiores causas de mortes e incapacitação no país e infelizmente esse quadro se agravou durante a pandemia, quando maus hábitos se uniram ao sedentarismo em isolamento e ao estresse.

Além disso, o número de consultas, tratamentos preventivos e de acompanhamento caiu muito para priorizar o atendimento de vítimas da Covid e pelo receio das pessoas em contrair a doença em um ambiente médico.

O resultado: um aumento de 132% nas mortes por doenças do coração e circulação sanguínea em seis capitais brasileiras quando comparamos o período de março a maio de 2020 com 2019.

Mais do que nunca, a prevenção, a mudança de estilo de vida e os procedimentos cirúrgicos são essenciais para frear o ritmo de casos, reduzir a letalidade e a incapacitação física ou mental de milhões de pessoas.

Por isso, vamos falar sobre a angioplastia e o papel fundamental que ela exerce nessa luta.

angioplastia avc riscos saiba mais

 

Quais as principais doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares são aquelas que acometem o coração e o sistema cardiovascular, de vasos que fazem a circulação sanguínea chegar a todos os orgãos e extremos do corpo.

Normalmente atingem a população acima dos 50 anos e pessoas de todas as idades que adquirem hábitos de risco. Veja as principais doenças.

 

Infarto

 

Também chamada de ataque cardíaco, é a obstrução de vasos que transportam o sangue ao coração, que pode ocasionar a paralisia do órgão e a morte.

Os principais sintomas são: dor no lado esquerdo do peito e que prolonga ao ombro e o braço, falta de ar, suores, sensação de queimação no peito, desmaios, náuseas, vômitos e desmaios.

 

Hipertensão

 

É a clássica pressão alta, quando o coração precisa fazer um esforço muito maior para bombear o sangue por causa de dificuldades de circulação.

A hipertensão é um fator de risco importante para todas as demais doenças cardiovasculares. Não há sintomas, ela deve ser detectada em exames e consultas, a partir de histórico familiar ou de hábitos ruins de vida.

 

Acidente vascular cerebral (AVC)

 

Popularmente conhecida como derrame cerebral, pode ocorrer em duas situações:

  • Na obstrução completa ou parcial de um vaso de irrigação do cérebro, é o AVC isquêmico;
  • No rompimento de um vaso no cérebro, é o AVC hemorrágico.

Os principais sintomas diferem pouco entre as duas formas de derrame. Basicamente são o formigamento em um lado do corpo, dores de cabeça muito intensas, tonturas, vômitos e náuseas, perda de movimentos, paralisia facial e outros.

Quer conhecer mais sobre essa doença? Temos um artigo sobre AVC que vai ajudar você!

 

Angina

 

Ocorre quando o músculo cardíaco não recebe oxigenação adequada. Pode ser uma doença isolada ou causa de outras e se manifesta por um desconforto ou dor no peito e uma sensação forte de pressão.

 

Aterosclerose

Essa doença é bastante conhecida (e infelizmente muito comum) por ser o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Essas placas podem se alojar em diversos locais, quando estão no cérebro, podem causar o acidente vascular cerebral.

fatores risco doencas cardiovasculares

Conheça os fatores de risco das doenças cardiovasculares

 

As doenças do sistema cardiovascular têm basicamente as mesmas causas e que se diferem em hábitos modificáveis – hábitos que podem ser mudados – e hábitos não modificáveis – idade, gênero, histórico familiar, predisposição genética.

As causas modificáveis são ligadas ao maus hábitos que assumimos no dia a dia de uma vida estressante e com poucos cuidados com a saúde física e mental: obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, consumo exagerado de sal e açúcar, ansiedade e estresse.

Essas causas acabam por criar doenças como o diabetes, a hipertensão e a aterosclerose que, por sua vez, desencadeiam doenças ainda mais graves como o derrame e o infarto.

Como podemos ver, são situações que as pessoas podem mudar, melhorar a qualidade de vida e evitar os riscos com essas doenças. Por outro lado, exigem esforços grandes de mudança.

 

O que é a angioplastia?

 

A angioplastia é uma cirurgia, de caráter minimamente invasivo, para abrir uma artéria que esteja total ou parcialmente obstruída por placas de gordura, o que impede que o sangue flua corretamente e irrigue orgãos do corpo.

Ao se localizar nas carótidas, as artérias localizadas nas laterais do pescoço, por exemplo, a obstrução pode impedir a irrigação correta de áreas cerebrais e impactar em diversas funções, como a fala, os movimentos e a memória – é o quadro de AVC isquêmico.

Ao abrir a artéria e retirar as placas, a angioplastia de carótidas normalizará o fluxo sanguíneo para a área de destino dele – que pode ser também os pulmões e o próprio coração – e evitar o acidente vascular.

Esse procedimento cirúrgico é indicado para diversas finalidades, além das carótidas:

  • Renal: desobstruir artérias de irrigação dos rins;
  • Mesentérica: atua na artéria do intestino;
  • Membros inferiores: para desobstrução de artérias das pernas
  • Fístula arteriovenosa: visa liberar o fluxo dessa importante artéria usada para o tratamento de hemodiálise;
  • Pulmonar: feita na artéria jugular para tratar a hipertensão pulmonar.

Como a angioplastia é realizada?

 

É um procedimento cirúrgico realizado em hospital e usando um tubo muito fino – o cateter – que é inserido na artéria da virilha ou do braço através de um pequeno corte, para alcançar a região afetada.

Ao alcançar o vaso afetado, enche-se com ar um balão que está na ponta do cateter para remover o material que está obstruindo o local. Esse método é chamado de angioplastia com balão, que vai garantir o fluxo normal do sangue.

Eventualmente e dependendo da extensão do problema cardiovascular, o cirurgião pode colocar um stent após usar o balão – uma espécie de tela de aço cirúrgico que funciona como um suporte para que a artéria se mantenha sempre aberta.

Todo o caminho do cateter até a região é monitorado pelo médico através de raio-X e usando um contraste injetado pelo próprio tudo. Isso permite que o cirurgião saiba exatamente quando o equipamento estiver na região correta.

A angioplastia é feita normalmente com  anestesia local no local do corte e, caso seja necessário, o paciente receberá um sedativo para relaxamento, pois o procedimento é indolor.

Sua duração é de cerca de uma hora, todo o processo é muito seguro e com possibilidades mínimas de complicações.

De qualquer forma, é fundamental garantir que seja feita por uma clínica especializada em angioplastia em Campinas para que todos os protocolos e cuidados sejam tomados visando garantir a segurança da intervenção cirúrgica.

angioplastia com é feita

Como é a recuperação pós-operatória da angioplastia?

 

O paciente ficará internado para reduzir o risco de hemorragia e para avaliação de alguma infecção. Esse prazo pode ser de 24 a 48 horas e é importante para o sucesso da cirurgia.

Ao voltar para casa, existe uma série de recomendações a cumprir nos dois primeiros dias:

  • Evitar esforços como carregar pesos e atividades físicas;
  • Não subir escadas;
  • Beber bastante líquido (oito copos de água por dia) para fortalecer a recuperação e eliminar ao contraste;

Uso de medicamentos após a angioplastia

 

As pessoas submetidas à cirurgia de desobstrução de artérias devem tomar aspirina por tempo indeterminado e ticagrelor e clopidogrel no caso de uso de stent, para evitar que coágulos sejam formados.

 

Existem complicações pós-operatórias na angioplastia?

 

Apesar de a cirurgia de desobstrução de artérias ser bastante segura e com baixo nível de complicações, existem o risco de formar coágulos, hemorragia ou uma infecção.

Por este motivo é tão importante que o paciente fique em observação na internação e cumpra todas as orientações dadas pelo médico após a alta hospitalar.

De qualquer forma, caso ocorra algum dos sintomas abaixo, deve-se procurar um socorro médico imediato.

  • Dor, desconforto ou sangramento no local do corte;
  • Febre superior a 37,5ºC;
  • Inchaço e vermelhidão no local de inserção do cateter;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dormência em um lado do corpo;

Quais os cuidados para obter o sucesso com a angioplastia?

 

Uma angioplastia bem-sucedida atinge seu objetivo sem acidentes e permite que a pessoa possa retomar sua vida normal – ou o máximo possível dela. Porém, o sucesso completo dependerá muito dos cuidados com a saúde no dia a dia.

São hábitos simples, que devem estar sempre em nossas vidas:

  • Seguir a medicação prescrita;
  • Não fumar em hipótese alguma;
  • Manter baixos os níveis do colesterol ruim (LDL);
  • Manter o peso adequado;
  • Seguir uma alimentação saudável, com pouca gordura, sal e açúcar;
  • Controlar rigorosamente doenças existentes – hipertensão, diabetes;
  • Manter atividades físicas regulares e apenas as autorizadas pelo médico.

como prevenir doencas cardiovasculares

É possível evitar as doenças cardiovasculares?

 

Sim, mas a única forma é ter um estilo de vida o mais saudável possível.

Do contrário, soluções como a intervenção cirúrgica serão inevitáveis, mas as melhores para reverter o quadro, permitir o retorno à vida normal com o menor impacto funcional possível e até mesmo afastar o risco de morte.

Portanto, siga as orientações médicas para evitar doenças do sistema cardiovascular:

  • Alimente-se de forma saudável, com produtos funcionais e nutritivos;
  • Evite o sal, o açúcar e as gorduras em excesso;
  • Reduza ao máximo o consumo de álcool (ou elimine);
  • Elimine o tabagismo;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Procure o sono reparador, com a quantidade de horas necessárias;
  • Cuide de perto das doenças crônicas existentes;
  • Evite ao máximo as situações contínuas de estresse e ansiedade;
  • Cultive hobbies e métodos de relaxamento e descanso.

Com essas decisões simples – e possíveis – você terá uma vida com qualidade e o mínimo de risco para aproveitar todos os momentos sem preocupações!

A ANGIOGRAPH sempre estará presentes nos momentos mais importantes da saúde vascular. Nosso foco é eliminar problemas vasculares que impedem você de ter uma vida plena de qualidade.

Temos todos os cuidados profissionais que você merece para não sofrer mais com problemas endovasculares.

Faça um pré-agendamento e conheça o nosso trabalho. É só clicar aqui!

A sua saúde é a nossa prioridade.

Angiograph
A sua saúde é a nossa prioridade

Categorias
Blog

AVC: Conheca e saiba como Evitar essa Doença da vida moderna

Infelizmente, cada de um de nós já vivenciou na família ou conhece um amigo que já foi vítima do Acidente Vascular Cerebral ou AVC.

Nunca os hábitos de prevenção, exames como o ultrassom doppler e o tratamento com angioplastia foram tão importantes.

AVC são três letras que provocam pânico só de serem ouvidas, principalmente porque grande parte das causas do Derrame – como também é popularmente conhecido – está no estilo de vida moderno, estressante e com maus hábitos.

Um fato que tem preocupado os médicos, além da incidência deste mal, é o aumento contínuo entre as pessoas mais jovens e também em virtude do isolamento e da mudança radical de estilo de vida por causa da pandemia da Covid-19.

Mas nem tudo é notícia ruim.

A primeira boa notícia: a prevenção para a grande maioria das causas está, felizmente, ao alcance de cada pessoa, eliminando situações e atitudes que predispõem o organismo à doença.

A segunda é que, com informações de qualidade, é possível não só evitar como reduzir riscos, redirecionando o estilo de vida para algo mais saudável.

Por isso, vamos falar sobre o AVC e ajudar você a conhecer, evitar e viver melhor.

AVC: os números preocupantes dessa doença no Brasil e no mundo

 

O acidente vascular encefálico (AVE), como também conhecido o AVC, é a principal causa de incapacitação física ou mental e a segunda causa de mortes em todo o mundo. Só esses números já servem para mostrar a urgência de lidar com esse mal.

Mas infelizmente existem outros:

  • 70% das pessoas não retornam às atividades profissionais depois de um derrame;
  • 50% das pessoas se tornam dependentes de cuidados de terceiros;
  • 30% desenvolvem demência.
avc como evitar doppler angioplastia
 

O AVC é considerado uma epidemia silenciosa, pois provoca mais óbitos que a tuberculose, malária, dengue, gripe A e AIDS juntas e de forma contínua, sem a estabilização criada por uma vacina, por exemplo.

E provavelmente continuará sendo a líder desse triste ranking, pois a pandemia aproximou as pessoas dos fatores de risco no conforto das suas casas – o aumento de consumo de álcool, de alimentos processados e o sedentarismo, por exemplo.

A idade é naturalmente é um fator clássico do acidente vascular cerebral – além de outros dos quais falaremos aqui – mas há algumas décadas, está ocorrendo um aumento da doença entre pessoas de 25 a 44 anos – 44% mais na década de 2000.

Essa faixa é a mais influenciada pelos fatores negativos do dia a dia. No Brasil, o derrame é a segunda causa de mortes – cem mil por ano.

 

O que é o acidente vascular cerebral?

 

O AVC é uma doença que ocorre quando existe uma interrupção ou uma redução drástica de irrigação de sangue para o cérebro, provocadas pelo vazamento ou entupimento de vasos sanguíneos.

Com isso, a área cerebral afetada deixa de ser alimentada com oxigênio e nutrientes e tem as suas funções total ou parcialmente comprometidas – como um motor sem combustível para obter energia e sem lubrificantes para funcionar sem quebras.

Existe como agravante o fato de que os neurônios não se multiplicam como as demais células do corpo – os neurônios mortos não são repostos pelo organismo.

Como podemos ver, é um mal que não só prejudica a qualidade de vida da pessoa mas também o convívio social e é fatal em muitos casos.

Por esses motivos, a urgência em diagnosticar o AVC e tratar é fundamental para reduzir os impactos e afastar o risco de morte.

tipos avc sintomas

Tipos de acidente vascular cerebral (AVC) e seus sintomas

Acidente vascular cerebral hemorrágico

É o tipo de AVC menos comum, acometendo cerca de 15% dos pacientes, porém com alta taxa de letalidade. Ele ocorre quando há um rompimento de vaso sanguíneo no cérebro e o sangue é extravasado para o interior do cérebro, provocando hemorragia e uma forte pressão na cabeça.

Devido à essa característica, é o tipo de derrame que mais mata, mesmo sendo o de menor incidência, devido às características dele. Os sintomas do AVC hemorrágico são:

  • Dores de cabeça muito fortes;
  • Dormência nas pernas, nos braços e nas mãos;
  • Pressão intracraniana;
  • Vômitos e náuseas;
  • Tonturas e desmaios;
  • Perda de coordenação motora;
  • Edema cerebral;
  • Alguns dos sintomas do AVC isquêmico.

Acidente vascular cerebral isquêmico

O AVC isquêmico é o mais comum, presente em 85% dos pacientes. Trata-se da obstrução arterial ou a redução acentuada no fluxo de sangue para a região cerebral, devido a um êmbolo (a embolia) ou um trombo (a trombose).

Apesar de ter uma taxa de letalidade menor, também exige que seja investigado e tratado com urgência, pois as obstruções podem ser fatais.

Os sintomas da isquemia, como também é conhecido, são os mais típicos em relação aos que as pessoas conhecem sobre o AVC.

  • Boca torta;
  • Dores de cabeça muito fortes;
  • Vertigem;
  • Tonturas e desmaios;
  • Perda da força muscular;
  • Perda de visão;
  • Fraqueza e/ou perda de sensibilidade em um lado do corpo;
  • Dormência na perna, no braço e na face do lado do corpo afetado;
  • Comprometimento da fala;
  • Formigamento e/ou paralisia m um dos lados do corpo;
  • Distúrbio sensitivo.

Ao sentir alguns dos sintomas de AVC de forma isolada já representam um sinal de alerta, como os formigamentos, dormências, as dores de cabeça e a boca torta.

O fundamental é observar a combinação de sintomas mais genéricos – como os vômitos e náuseas – com os mais clássicos. Ao menor sinal de alguns deles, procure atendimento médico especializado imediato.

 

Quais os fatores de risco do acidente vascular cerebral?

Naturalmente, o fator idade é dos mais importantes para o acidente vascular cerebral, pelos anos de funcionamento do sistema vascular e o histórico das boas e más experiências que ele viveu.

Mas também podemos dizer que o AVC é uma doença social, pois grande parte dos seus fatores está relacionada com os maus hábitos que adquirimos no cotidiano. Com isso, a lista de fatores de riscos de AVC é grande.

  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Colesterol alto;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes do tipo 2;
  • Histórico familiar de AVC;
  • Histórico de outras doenças vasculares e cardíacas.

Note que os primeiros itens, os fatores sociais, acabam por provocar todos os demais, potencializando o risco de AVC.

avc fatores risco obesidade

Fatores de risco por gênero

O acidente vascular cerebral historicamente acomete muito mais homens do que mulheres. A maior incidência de casos de tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e obesidade entre homens, além do menor cuidado com a saúde, são os principais motivos.

Porém, os casos de mulheres com AVC aumentam a cada ano, motivados por alguns aspectos.

  • Mulheres mais inseridas na competição agressiva do mercado de trabalho;
  • Mais mulheres chefes solteiras de família, acumulando responsabilidades;
  • Rotina profissional com tarefas em casa e com os filhos;
  • Maior número de casos provocados pelos fatores sociais.

A redução de cuidados com a saúde, principalmente nas classes mais baixas, é uma consequência desse cenário.

É importante ressaltar que todas as mulheres tenham seus direitos profissionais e sociais garantidos e ampliados. Por outro lado, é preciso buscar alternativas para que a rotina não aumente o risco de AVC.

Além desses fenômenos, o uso excessivo de anticoncepcional e a saúde vascular da mulher durante a gravidez são pontos de atenção importantes.

E para homens e mulheres: é essencial praticar as formas prevenção do AVC para evitar situações críticas no futuro.

 

como prevenir avc

Como podemos prevenir um acidente vascular cerebral?

 

Não há mistério; a chave para prevenir um AVC é buscar uma vida equilibrada com uma saúde monitorada.

 

Investir ao máximo em uma vida saudável

Não há mistério; como podemos ver ao olhar os fatores de risco, a chave para prevenir um AVC é buscar um estilo de vida baseado em:

  • Tenha uma alimentação saudável e equilibrada entre os nutrientes;
  • Faça o menor consumo possível de gorduras, açucares, sal e conservantes;
  • Abandone o tabagismo;
  • Evite ao máximo o consumo de álcool;
  • Pratique exercícios regularmente;
  • Beba muita água diariamente;
  • Monitore a pressão e a glicose regularmente;
  • No caso da gravidez, faça o acompanhamento pré-natal rigoroso;
  • Se possível, busque mais formas anticoncepcionais.

Dessa forma, evitamos uma série de doenças que desencadeiam um episódio de AVC – hipertensão, diabetes, colesterol alto.

 

Fazer checkups regularmente

Além de males adquiridos com os hábitos, existe o histórico familiar de doenças vasculares e cardíacas que potencializam os riscos de derrame. Por isso, os checkups regulares são fundamentais.

Para detectar tendências, o ultrassom com doppler vascular é um exame de imagem extremamente eficaz, pois ele avalia preventivamente a qualidade do fluxo vascular e determinar se há situações de risco.

Uma clínica de angiologia em Campinas como a ANGIOGRAPH pode dar a você toda a orientação de como o doppler vascular é realizado.

Dessa forma, é possível iniciar um tratamento precoce, com chances reais de sucesso na prevenção do derrame.

 

Um acidente vascular cerebral pode deixar sequelas?

Sim e as mais comuns são:

  • Limitações de movimentos, de fala e de percepções no lado do corpo afetado;
  • Problemas de entendimento, reconhecimento de objetos e de memória;
  • Alterações de comportamento e temperamento;
  • Depressão.

As sequelas do AVC dependerão da região cerebral afetada da velocidade e da eficiência do atendimento médico de urgência que for prestado.

Existe tratamento para acidente vascular cerebral?

Sim, mas ele dependerá do tipo de AVC que acometer a pessoa, das condições gerais de saúde dela e do extensão de danos encontrada. Veja algumas opções.

  • Medicamentos para dissolver os coágulos e normalizar a circulação sanguínea – injeções intravenosas. Recomendado em derrames isquêmicos;
  • Angioplastia [link para 011-005], uma cirurgia que visa inserir um tubo que vai localizar a área comprometida e combater a obstrução. Recomendada em AVC isquêmicos;
  • Para os derrames hemorrágicos, é feita uma cirurgia para estancar a hemorragia, retirar o coágulo e diminuir a pressão no cérebro.

Independentemente da forma emergencial usada para combater o AVC, a fisioterapia e o programa de reabilitação serão fundamentais para que o paciente recupere o máximo das funções comprometidas.

Mas acima de tudo, a rapidez no atendimento é essencial para evitar a crescente dos efeitos do derrame na área cerebral afetada e diminua as chances de recuperação.

A ANGIOGRAPH sempre estará presentes nos momentos mais importantes da saúde vascular. Nosso foco é eliminar problemas vasculares que impedem você de ter uma vida plena de qualidade.

Temos todos os cuidados profissionais que você merece para não sofrer mais com problemas endovasculares.

Faça um pré-agendamento e conheça o nosso trabalho. É só clicar aqui!

Angiograph
A sua saúde é a nossa prioridade

Categorias
Blog

Ultrassom com Doppler Vascular: o Exame que Resgata a Saúde

O ultrassom com doppler vascular é um exame fundamental para prevenir e ajudar no tratamento de uma série de doenças. Veja aqui algumas informações importantes sobre ele!

ultrassom com doppler clínica em campinas

A medicina diagnóstica é uma das áreas onde a tecnologia mais atuou, nos últimos anos, para aumentar a qualidade e a eficiência de resultados. O ultrassom com doppler (vascular) é um dos melhores exemplos da inovação a serviço da saúde.

A ecografia, como também é conhecida a ultrassonografia, é um procedimento usado há muitas décadas em hospitais, clínicas e consultórios – um exame de imagem para visualizar o aspecto e o funcionamento de tecidos e órgãos do corpo.

Nele, é usado um aparelho de ultrassom que emite ondas sonoras de alta frequência e, ao chegarem na região que se deseja investigar, elas retornam em forma de eco e são convertidas em imagens.

Uma curiosidade é que, entre nós na natureza, animais como os morcegos e golfinhos usam esse recurso para seus deslocamentos. Os humanos se inspiraram e usaram os recursos tecnológicos mais avançados.

Com a ultrassonografia, é possível analisar e diagnosticar com a máxima precisão, a partir de imagens de alta qualidade, o funcionamento de orgãos e sistemas. 

Mas você conhece o ultrassom doppler e os incontáveis benefícios que ele proporciona para o diagnóstico médico?

Por que a palavra doppler representa tanto? 

Vamos falar, nesse artigo, sobre o ultrassom doppler e tirar as principais dúvidas a respeito.

Existe diferença entre ultrassom convencional e ultrassom com doppler vascular?

A ecografia convencional já é muito conhecida da grande maioria das pessoas que, em algum momento da vida, precisou se submeter a esse exame. 

A lista de especialidades da ultrassonografia é grande e podemos destacar:

  • Obstétrico
  • Pélvica Feminina Transvaginal
  • Pélvica Feminina Abdominal
  • Bolsa Escrotal
  • Artérias Renais
  • Abdome Total
  • Abdome Superior
  • Artérias Renais
  • Próstata Via Abdominal
  • Próstata Via Transretal
  • Mamas
  • Tireoide

As imagens produzidas são de um valor incalculável para o tratamento e a prevenção de doenças em diversos sistemas no corpo humano.

Porém, existe uma pergunta comum nos consultórios médicos: por que alguns exames são chamados de ecografias em doppler? 

Em primeiro lugar, ambos processos usam um aparelho de ultrassom. 

Porém, enquanto o ultrassom tradicional investiga aparelhos, orgãos e estruturas, o doppler vascular avalia especificamente a saúde vascular do paciente – o sistema de artérias, veias e outros componentes, responsável pelo fluxo sanguíneo e inúmeras outras tarefas.

Quais os objetivos com o ultrassom com doppler vascular?

Este exame é prescrito para analisar e investigar fenômenos em todo o sistema vascular, dentre os quais podemos destacar:

  • Avaliar preventivamente a qualidade do fluxo vascular;
  • Diagnosticar e avaliar tromboses arteriais ou venosas e varizes;
  • Avaliar estreitamentos (estenoses) ou dilatações (aneurismas);
  • Avaliar a irrigação sanguínea em tumores;
  • Rastrear coágulos sanguíneos – anormalidades de altíssimo risco para formar os trombos, que levam às tromboses e as embolias quando migram para outras regiões;
  • Medir o fluxo sanguíneo oferecido pela placenta durante a gravidez.

Quais são as indicações para o ultrassom com doppler vascular?

Como podemos ver no tópico anterior, o ultrassom vascular tem uma grande importância em quatro grandes situações:

  • No acompanhamento preventivo de pessoas com fatores de risco para as doenças vasculares – fumantes, obesos ou com predisposição genética;
  • Oferecer tratamento – e quanto mais precoce, melhor – para as doenças decorrentes do mau funcionamento do sistema vascular – tromboses, aneurismas, arteriosclerose, varizes, outras doenças vasculares e doenças coronarianas;
  • Suportar tratamentos de diversas doenças com o diagnóstico do fluxo vascular da região afetada, especialmente de formas de câncer, onde o fluxo sanguíneo é um fator determinante para o desenvolvimento deles;
  • Acompanhamento da qualidade do fluxo vascular feito através da placenta na gravidez – um fator crítico para a saúde do feto.

O doppler vascular contribui para a recuperação da saúde e também para a manutenção dela e da qualidade de vida das pessoas.

exame de ultrassom com doppler clínica em campinas

3 exames essenciais de ultrassom vascular com doppler

Como vimos até aqui, a ultrassonografia em doppler reúne simplicidade na utilização, segurança para o paciente e alta qualidade nos resultados e, com isso, ela passou a ser usada em inúmeros procedimentos de diagnóstico.

Não há um órgão, região ou sistema do corpo humano cujas veias, artérias e fluxos sanguíneos não possam ser investigados a fundo com o doppler em ultrassonografia.

A ANGIOGRAPH atende uma série de procedimentos de ultrassonografia com doppler em Campinas:

  • Venoso e arterial de membros inferiores
  • Vasos cervicais (carótidas e vertebrais)
  • Aorta + ilíacas
  • Aorta + renais
  • Veia cava superior e inferior
  • Arterial e venoso e membros superiores
  • Vasos cervicais (subclávias e jugulares)
  • Artérias viscerais (mesentérica superior e inferior)

Podemos destacar três exames de ultrassom doppler.

1 – Ultrassom com doppler de carótidas


As artérias carótidas tem a função primordial de levar o sangue do coração ao cérebro – o que demonstra claramente o quão urgente é analisar o funcionamento delas quando há algum sinal.

O estreitamento ou a obstrução da carótida provoca tonturas, desmaios e, em casos extremos, pode levar a um AVC. Acontecendo os primeiros sintomas, o médico deve ser procurado para avaliar o quadro e prescrever um ultrassom de carótidas doppler.

Esse exame é indicado nos casos de pessoas com quadros de:

  • Hipertensão
  • Colesterol alto
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Doença coronariana
  • Histórico familiar de AVC ou doença cardíaca

E para a investigação de outras doenças:

  • Aterosclerose
  • Arterites
  • Aneurismas

2 – Ultrassom com doppler de membros inferiores (venoso e arterial)


Esse é o exame doppler vascular mais conhecido das pessoas, pois envolve uma das doenças modernas mais comuns, especialmente entre as mulheres: as veias varicosas ou varizes.

Porém, ele é mais abrangente; o doppler dos membros inferiores também costuma ser solicitado para identificar trombose, estreitamento de vasos e insuficiência venosa ou arterial.

Também é recomendado para avaliação vascular antes de uma cirurgia nos membros inferiores, servindo como um guia da circulação venosa, fornecendo um panorama que permite definir com mais acerto os locais que devem ser tratados pelo cirurgião vascular.

exame de ultrassom com doppler clínica campinas

 

3 – Ultrassom com doppler de aorta abdominal e ilíacas

A aorta é a principal e maior artéria do nosso corpo e tem a tarefa essencial de levar o sangue oxigenado do coração para todos os orgãos do nosso corpo.

Uma das principais ramificações é a aorta abdominal, que irriga os orgãos até a região superior da pelve e vai se bifurcar em duas artérias ilíacas, que vão levar o sangue para os membros inferiores.

O doppler de aorta abdominal e ilíacas avalia a situação de fluxo vascular em diversos orgãos: fígado, rins, pâncreas, vesícula e vias biliares, baço e veia cava inferior e pode indicar sinais de importantes doenças:

  • Aterosclerose da aorta abdominal
  • Doença vascular arterial
  • Aneurisma
  • Oclusão da aorta abdominal

São males silenciosos, que apresentam poucos sintomas na fase inicial e que devem ser pesquisadas da forma mais precoce possível, principalmente se a pessoa possui fatores de riscos – tabagismo, obesidade, hipertensão e outros.

Como o ultrassom vascular é executado?

A ultrassonografia doppler vascular é um exame extremamente simples do ponto de vista técnico e totalmente seguro para o paciente. 

As principais características são

  • Não possui limitação de uso com relação ao organismo;
  • Não é invasivo (é feito sem introdução de aparelhos ou medicamentos);
  • Não envolve agentes químicos ou radiação;
  • O médico pode solicitar um novo exame a qualquer tempo, sem a necessidade e um intervalo entre exames.

Existe preparação prévia para o ultrassom doppler vascular?

De uma forma geral, não há uma preparação a ser feita nos dias anteriores ou no dia do exame. Porém, algumas condições podem comprometer os resultados e o médico deverá orientar o paciente sobre algumas ações prévias.

  • Ser fumante;
  • Ter obesidade grave;
  • Possuir disritmias cardíacas, arritmias e ritmos cardíacos irregulares;
  • Possuir doença cardiovascular.

O jejum combinado com uma medicação para reduzir a formação de gases pode ser necessário nas ultrassonografias com doppler de artérias renais e de aorta abdominal. 

Quais os passos para a realização do exame?

É preciso retirar as roupas e remover joias e outros objetos da região que será investigada (por exemplo, o abdome);

Conforme a extensão do exame, pode ser preciso usar uma roupa hospitalar e remover óculos, próteses e aparelhos auditivos. Estas orientações devem ser passadas pela clínica, laboratório ou profissional responsável pelo
ultrassom de doppler;

  • O paciente se deitará em uma cama ou mesa de exame;
  • O profissional aplicará um gel hidrossolúvel (dissolvível em água) em um dispositivo chamado de transdutor – semelhante a um massageador;
  • O transdutor será deslizado na região externa correspondente à área que se quer observar;
  • O aparelho emite as ondas sonoras que serão recebidas na área e retornam na forma de eco para um computador;
  • Um sistema produzirá as imagens e gráficos em tempo real, que retratam o fluxo sanguíneo na região e podem ser vistos pelo paciente e pelo médico.

Todo o procedimento é indolor e não há desconforto para o paciente. 

Quais os procedimentos pós-exame?

Não há instruções ou restrições especiais após o exame e podemos retomar às atividades normais, inclusive físicas.

Porém, por uma condição particular do paciente, o médico pode recomendar exercícios leves após o procedimento ou repouso por um período.

exame de ultrassom com doppler clinica campinas

 

Como você pode ver, seu sofrimento físico e estético com doenças vasculares tem solução! 

A ultrassonografia com doppler vascular (Campinas) é um importante instrumento de apoio médico para as melhores decisões em todos os casos.

Venha à ANGIOGRAPH e faça uma consulta com um de nossos profissionais. Ele vai avaliar o seu caso e recomendar o melhor tratamento para melhorar ainda mais a sua saúde e a sua autoestima!

A ANGIOGRAPH sempre estará presente nos momentos mais importantes da saúde vascular. Nosso foco é impedir que problemas vasculares impeçam você de ter uma vida plena de qualidade.

Temos todos os cuidados profissionais que você merece para não sofrer mais com problemas endovasculares.

Faça um pré-agendamento e conheça o nosso trabalho. É só clicar aqui!

A sua saúde é a nossa prioridade.

Categorias
Blog

Tratamento de Varizes: Recupere sua Saúde e sua Autoestima

Quando falamos no tratamento de varizes Campinas para nossas(os) clientes, logo vem à mente alguns momentos ruins que essa doença provoca: evitar roupas curtas, não frequentar praias e locais com piscinas e sofrer com dores, inchaços e cansaço.

Quem vive essa realidade, conhece os impactos físicos, orgânicos e sociais que as varizes podem provocar.

Elas são um dos males que mais assombram a vida das pessoas, em especial das mulheres, pois reúnem três aspectos críticos para a saúde e o bem-estar:

  • São um sinal de um grave problema circulatório em curso;
  • Impactam na autoestima e no convívio social;
  • Podem desencadear novos males se não forem tratadas adequadamente;

O surgimento das varizes das pernas pode resultar de fatores que não podemos evitar – entre eles a herança genética – e hábitos contemporâneos, que podem ser evitados.

tratamento de varizes clinica em campinas

Porém, é muito comum que elas sejam vistas como a própria doença, tamanho é o impacto negativo que causam na vida dos pacientes – e não podemos tirar a razão eles!

Varizes: uma doença contemporânea

É verdade que existem registros históricos das varizes que remontam a antes de Cristo, pois é um mal que surgiu após o ser humano adotar a postura completamente ereta que usamos hoje em dia.

Com isso, o corpo humano passou a desafiar a gravidade para que o sistema circulatório faça o sangue chegar aos pés e retornar ao coração.

Porém, as varizes se tornaram algo muito presente nos tempos modernos por causa dos maus hábitos que as populações criaram, especialmente os longos períodos sentado ou em pé – tanto que a insuficiência venosa crônica é muito presente em determinadas profissões.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular estima que 38% dos adultos brasileiros apresentam veias varicosas em diferentes graus.

E dois grupos têm uma incidência ainda mais preocupante: 45% das mulheres e 70% das pessoas com mais de 70 anos convivem com esse mal.

Porém, homens e jovens também podem sofrer com varizes. É preciso olhar com atenção os hábitos e sintomas!

Quais os sintomas de varizes?

O surgimento de veias varicosas vem acompanhado dos sintomas abaixo.

  • Dor e ardor nas pernas (ou uma delas);
  • Sensação de peso que se acentuam no final do dia (hábitos explicam isso);
  • Inchaço nos tornozelos e nos pés;
  • Coceira na região da veia afetada;
  • Acúmulo de líquido e inchaço nas pernas (ou uma delas);
  • Panturrilha inchada e dolorida;
  • Pele seca e esticada.

Esses sintomas variam conforme o tempo e a gravidade das dilatações. Existem, para entendimento da extensão das varizes, três graus:

  • Microvarizes: são as veias visíveis na pele mas não salientes, de cores azulada ou esverdeada;
  • Reticulares: são os vasinhos em ramificações na cor avermelhada;
  • Tronculares: são as veias mais grossas e muito visíveis na pele e que costumam concentrar a maiores dos sintomas e os mais graves.
tratamento de varizes clinica em campinas

Em comum a todos esses eles está a necessidade de dar atenção aos sinais do corpo e, ao menor sinal de veias arroxeadas ou cansaço extremo e peso nas pernas, buscar um especialista em tratamento de varizes com urgência.

Por esse motivo, vamos falar sobre as varizes, como prevenir esse mal e buscar tratamento, evitando que o quadro se agrave e restabelecendo a sua qualidade de vida!

Mas antes: você sabe o que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e deformadas, com tons entre o arroxeado e o azulado, em toda a extensão das pernas, desde um colorido superficial até formações espessas e muito visíveis.

Elas se formam em virtude do enfraquecimento do sistema de válvulas que possuímos nas veias das pernas com a finalidade de impedir que o sangue sempre desça para os pés pela ação da gravidade.

Essas válvulas se abrem e fecham para forçar que o sangue suba na direção do coração.

Por diversos motivos, que veremos mais adiante, elas começam falhar na sua tarefa e o sangue fica represado na região das pernas e começa o processo de criação das veias varicosas que são, na verdade, o sintoma mais crítico da insuficiência venosa crônica.

Existem fatores de risco inevitáveis para as varizes?

Infelizmente sim.

Existem algumas situações em que o surgimento da insuficiência venosa crônica independe dos cuidados com a saúde e o estilo de vida que destacamos anteriormente, mas podem ser agravados pela falta desses cuidados. São elas:

1 – Predisposição genética para as varizes

Pessoas com um histórico familiar de doenças circulatórias e a presença de varizes estão mais predispostas a desenvolver a doença. A deficiência de colágeno e elastina é transmitida de pais para filhos.

Essas substâncias garantem a firmeza necessária aos vasos, evitando que a fragilidade leve ao alargamento deles. Nesse caso, é recomendado inspecionar as pernas, tornozelos e pés regularmente.

2 – Idade é um fator de risco para o surgimento de varizes

As veias perdem a elasticidade com o processo de envelhecimento e também há o enfraquecimento do sistema de válvulas existente nelas e que impede que o sangue retorne.

Esses são fatos naturais a todos os seres humanos e favorecem o surgimento da insuficiência venosa crônica. Os fatores de risco causados por hábitos de vida vão determinar a disseminação e a gravidade dessas varizes.

3 – Alterações hormonais provocam o surgimento de varizes

Esse é um fator de risco ligado diretamente às mulheres e que faz delas o maior público de incidência das varizes.

As mulheres passam por alterações hormonais durante a menstruação e a menopausa, que aumentam a produção de progesterona e estrógeno, hormônios que diminuem a resistência das paredes dos vasos e afetam o funcionamento do sistema de válvulas.

Como vimos, existem eventos que servem de alerta para que as pessoas, especialmente as mulheres, tenham atenção com os sinais e procurem se tratar o mais rápido possível.

  • Histórico familiar;
  • Idade;
  • Menstruação;
  • Menopausa.
  • A qualidade dos resultados depende diretamente da precocidade do tratamento!

A ANGIOGRAPH possui um corpo médico vascular Campinas Unimed qualificado para avaliar o seu caso e propor as melhores alternativas de tratamento.

Existem hábitos que provocam o surgimento de varizes?

Aqui temos duas más notícias: existem e todos são muito íntimos ao nosso dia a dia.

As causas culturais para o surgimento da insuficiência venosa crônica são hábitos que, infelizmente, boa parte das populações adotam e, por isso, estão em grande risco.

1 – Obesidade é uma das maiores causas das varizes

Aqui é puro cálculo físico: o acúmulo de gordura no abdômen e nas pernas – dois lugares onde o sobrepeso mais atua – funciona literalmente como um peso extra e crescente para o sistema de válvulas.

O mau funcionamento é a resposta e pode levar rapidamente às formas mais graves.

Qual a atitude?

Mudanças de hábitos de vida – alimentação saudável, repouso e exercícios frequentes.

 tratamento das varizes em campinas obsedidade

2 – Sedentarismo e pouco movimento diário causam varizes

Podemos unir as duas situações porque o sistema circulatório depende diretamente do movimento constante das pernas para que as válvulas funcionem corretamente, o sangue seja bombeado e não haja represamento.

O sedentarismo está ligado à vida sem exercícios físicos, tanto pessoal quanto profissionalmente;

O pouco movimento diário está associado a atividades rotineiras e profissões onde ficamos muito tempo em pé ou sentados, sem pausas para que o sistema circulatório trabalhe – recepcionistas, vendedores de rua, atendentes de telemarketing e outros.

Qual a atitude?

Atividades físicas com frequência e pausas constantes nas posições rotineiras para estimular e facilitar o trabalho das veias.

3 – Tabagismo é fator de risco das varizes

Esse é o mal do males. As toxinas do fumo atacam as paredes dos vasos, fazendo com que elas adoeçam.

Qual a atitude?

Simplesmente abandonar o tabagismo. Não há consumo tolerável.

4 – Uso prolongado de anticoncepcionais causa varizes

O uso contínuo de anticoncepcionais provoca bruscas variações hormonais, como ocorre nas menstruações e na menopausa.

Qual a atitude?
Converse com seu ginecologista a respeito do tratamento e avalie alternativas.

5 – Gravidez é condição de risco para as varizes

Aqui podemos combinar fatores clássicos para o surgimento das veias varicosas:

  • A alta variação hormonal que é característica desse período;
  • O ganho de peso natural e também de gordura em uma gestação sem cuidado com a alimentação;
  • O corpo da gestante produz mais sangue para sustentar também o feto e esse volume adicional pressiona os vasos sanguíneos das pernas.
Qual a atitude?

Uma alimentação saudável, repouso e um acompanhamento médico constante.

Bons hábitos podem evitar ou amenizar as veias varicosas?

Com certeza!

É possível evitar ou amenizar a insuficiência venosa crônica que se adquire por hábitos e também combater a tendência genética. Veja essas medidas simples:

  • Evite ficar de pé por muito tempo na mesma posição ou sentado com as pernas cruzadas;
  • Se precisar ficar sentado por muitas horas, faça o exercício de flexão dorsal dos pés;
  • Sempre que possível, coloque as pernas em posição elevada em relação ao corpo por alguns minutos;
  • Use meias de compressão, de preferência desde cedo e ao levantar-se;
  • Evite o uso de saltos altos por muito tempo, sempre que possível;
  • Avalie sempre alternativas de métodos contraceptivos femininos;
  • Adquira bons hábitos de alimentação;
  • Procure um repouso regular;
  • Pratique exercícios regularmente, em especial as caminhadas.
  • Como podemos ver, esses hábitos são fáceis de incluir na rotina e afetam a vida como um todo de forma positiva.

Conheça a cirurgia de varizes a laser em Campinas!

Essa é uma intervenção cirúrgica que substitui a cirurgia de varizes tradicional com as vantagens de ser menos invasivo no método, exigir um menor tempo de recuperação menor e resultar em menos dor e incômodo.

cirurgia para tratamento de varizes clinica em campinas

A cirurgia consiste na inserção de uma microfibra ótica muito fina na veia doente e no disparo de um laser para cauterizar o vaso, com o auxílio de um ultrassom com doppler (vascular) para visualizar o procedimento e controlar o uso do laser.

Com isso, o organismo desvia o fluxo sanguíneo para veias saudáveis.

O procedimento dispensa agulhas e incisões, dura cerca de 2 horas e o paciente deixa o hospital no mesmo dia. O retorno ás atividades diárias pode ser feito em 24 horas e os exercícios físicos são liberados em torno de uma semana.

Como podemos ver, a o tratamento de varizes a laser é uma excelente alternativa para resolver o problema com uma recuperação mais rápida.

A ANGIOGRAPH proporciona uma cirurgia de varizes a laser Campinas com segurança através de um corpo clínico altamente qualificado.


Você também pode se interessar por este artigo
Angioplastia: Saiba mais sobre a Cirurgia que Salva Vidas

Conheça a cirurgia de varizes tradicional em Campinas!

Na cirurgia tradicional de varizes, ao contrário do procedimento a laser, é feita a retirada do vaso (ou vasos) afetados pela insuficiência venosa crônica. Ela é recomendada para veias mais grossas e que causam grande problemas funcionais.

São feitas duas incisões muito pequenas, no tornozelo e na virilha, e o cirurgião insere um fleboestator – uma espécie de cabo que passa por dentro da veia e faz a retirada.

É um procedimento mais complexo em termos de execução e de recuperação pós-operatória.

A cirurgia vascular para varizes dura em torno de duas horas, o paciente deve ficar em repouso pós-operatório por quinze dias, não praticar exercícios por um mês, usar meia de compressão e evitar a exposição ao sol.

Um médico angiologista da equipe da ANGIOGRAPH pode avaliar se o seu caso será resolvido com eficiência através desse método.

Conheça a radiofrequência para varizes em Campinas

A radiofrequência para varizes é outro método não invasivo e utilizado para usado em veias varicosas maiores, especialmente as safenas – que são as principais do sistema venoso e vão do tornozelo à virilha.

O procedimento é hospitalar, requer anestesia local e é usado para atuar em um segmento ou vários da veia doente, sem a necessidade de retirá-la.

O princípio é utilizar a energia liberada pela radiofrequência para combater o calibre da fibrose. É feito um (ou alguns) corte de 2mm na veia, introduzido um cateter e feitos os disparos.

O retorno às atividades cotidianas é em seis dias e a recuperação pós-operatória é melhor, com menos dor e hematomas. A veia é absorvida pelo organismo em três meses, em média.

Como você pode ver, seu sofrimento físico e estético com veias varicosas tem solução!

Venha à ANGIOGRAPH e faça uma consulta com um de nossos profissionais.

Ele vai avaliar o seu caso e recomendar o melhor tratamento de varizes Unimed Campinas para melhorar ainda mais a sua saúde e a sua autoestima!

A ANGIOGRAPH sempre estará presentes nos momentos mais importantes da saúde vascular. Nosso foco é impedir que problemas vasculares impeçam você de ter uma vida plena de qualidade.

Temos todos os cuidados profissionais que você merece para não sofrer mais com problemas endovasculares. 

Faça um pré-agendamento e conheça o nosso trabalho. É só clicar aqui!

ANGIOGRAPH
A sua saúde é a nossa prioridade